A Rede Quali Brasil-Canadá consiste em uma parceria construída entre pesquisadores de universidades brasileiras e a University of Toronto (Canadá), que tem por objetivo produzir e disseminar padrões de excelência no ensino da pesquisa qualitativa na área de saúde.
Os pesquisadores que compõem a rede fazem parte do projeto de pesquisa intitulado “Pesquisa Qualitativa em Saúde no Brasil e no Canadá: Estratégias Metodológicas para a Excelência na Formação de Pesquisadores”; celebrado entre a Universidade de Brasília (UnB), a UFRGS, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a University of Toronto (UofT), mais especificamente o Centre for Critical Qualitative Health Research (CCQHR), Dalla Lana School of Public Health (DLSPH) desta prestigiada instituição canadense. O projeto possui financiamento de ambos os países: CAPES (Brasil) e DFTAD (Canadá). O referido projeto está entre os 10 aprovados em Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior N°34/2017 Programa CAPES-DFATD (Global Affairs Canada), que se destina a fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e do Canadá em diferentes áreas de conhecimento. O projeto tem por objetivo uma análise comparada das práticas bem-sucedidas, bem como das limitações e desafios impostos ao processo de formação de pesquisadores qualitativos em saúde de ambos os países. Pretendemos sistematizar as contribuições inovadoras que os dois países vêm protagonizando nesse campo, de modo a fazê-las mais conhecidas internacionalmente, bem como identificar lacunas para propor possíveis soluções inspiradas em exemplos encontrados através do estudo a ser empreendido. Além da supracitadas universidades brasileira, o grupo também é composto por pesquisadores que integram o corpo docente das seguintes universidades: UECE, UFRGS, UFAC, UFSCar.
Esta página reúne informações e recursos produzidos direta ou indiretamente pela Rede Quali Brasil-Canadá para serem usados, gratuitamente, como apoio aos processos de ensino-aprendizagem em cursos de graduação ou pós-graduação na área da saúde. Lembramos que a propriedade intelectual dos recursos e materiais aqui disponíveis são protegidos pelas regras do Creative Commons, portanto, é necessário citar esta página como fonte.
O termo "pesquisa qualitativa" é um conceito amplo que abrange muitas formas diferentes de investigação e práticas metodológicas que enquadram a "realidade" e a ciência como sendo criticamente mediada pela interpretação e significado humanos, pela linguagem e pelos discursos, por processos sociopolíticos, instituições e estruturas sociais e pela posição do pesquisador. A pesquisa qualitativa visa a compreender e explicar os fenômenos e suas inter-relações em termos não numéricos, e incorpora diversos métodos de coleta e análise de dados, como observação, entrevistas individuais e em grupo, análise de dados textuais e visuais. Essa forma de investigação depende principalmente de questões de qualidade do que de quantidade (por exemplo, uma compreensão profunda da forma e natureza de um fenômeno, e não de sua frequência, regularidade ou distribuição).
Trata-se de pesquisa "crítica", isto é, refere-se à capacidade de indagar "na contramão": questionar as bases conceituais e teóricas do conhecimento e do método, fazer perguntas que vão além dos pressupostos e entendimentos vigentes e reconhecer o papel do poder e da posição social, em fenômenos relacionados à saúde. A noção inclui a autocrítica, uma postura crítica em relação à própria investigação qualitativa. CQ. (https://ccqhr.utoronto.ca/about-cq/what-is-critical/. ). What is ‘Critical’?. Retrieved from:
Nossa intenção é priorizar, num primeiro momento, o contato com os/as docentes que ensinam metodologia de pesquisa qualitativa em diferentes cursos de mestrado e/ou doutorado nas áreas de saúde dentro das universidades signatárias do projeto.
36 +
Atividades Realizadas
8 +
Pesquisadores
2 +
Anos de Experiência